EVOLUÇÃO DOS HOSPITAIS


Ao longo da Antiguidade e da Idade Média, os cuidados com os doentes e necessitados foram realizados, na maioria das vezes, por religiosos, os quais exerciam o cuidado em forma de caridade, buscando a salvação de suas almas. Ao mesmo tempo, esses períodos da história foram marcados por batalhas sangrentas, por conquistas de territórios e dominação de outros povos.

Era necessário cuidar dos feridos nas guerras, à medida que, assim que os soldados estivessem recuperados, poderiam voltar à frente da batalha, fortalecendo os exércitos. Desse modo, religiosidade e militarismo dominavam os locais destinados ao tratamento de doentes e feridos.

Na Idade Moderna, a religiosidade perdeu sua predominância, na medida em que o desenvolvimento das ciências e da tecnologia fizeram os hospitais se tornarem grandes instituições de tratamento de doenças, em evolução constante. Esse período também foi marcado pelas grandes descobertas territoriais e lutas por território. Com o advento das armas de fogo e, consequente, o aumento de custos com o treinamento de novos soldados para utilizá-las, aumentou a preocupação dos governos no sentido de mobilizar maiores recursos na recuperação dos feridos de guerra.

Na Idade Contemporânea, o crescimento das instituições hospitalares fez com que elas tomassem a formação de empresas, nas quais o produto é a prestação de serviço de assistência à saúde. Ainda são encontrados hospitais de caridade e filantrópicos, destinados ao cuidado da população menos favorecida, onde religiosos trabalham no cuidado dos pacientes.

As grandes guerras mundiais exigiram que os soldados feridos ou doentes fossem tratados próximos aos campos de batalha. Desse modo, surgiram os hospitais de campanha e os hospitais militares, com tecnologia desenvolvida, e profissionais, médicos e enfermeiros, treinados para exercer cuidados no campo de batalha. 


Por: Erenilson Santos "Erê"

Graduado em Gestão Pública

Pós-graduado em Gestão Pública Municipal - UESC. 

MBA em Gestão Hospitalar

Radialista por formação

Sócio Efetivo da ABI/ Nacional

Diretor de Comunicação Social da Prefeitura de Itajuípe.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.