ITAJUÍPE: ALIANÇA REALIZA OFICINA DE TEATRO COM SUCESSO.


A Sociedade Aliança dos Artistas e Operários de Pirangi realizou de 29 a 31 de março a I Oficina do Teatro do Oprimido no município de Itajuípe com sucesso. O evento cultural teve a facilitação do ator e diretor teatral radicado na capital do estado com formação pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), Gil Novaes. Segundo Gil, a técnica do  teatro do oprimido é um método criado por Augusto Boal e que tem por principal objetivo a democratização dos meios de produção teatral, tornando-os acessíveis às camadas sociais menos favorecidas com pesquisa e criatividade objetivando a transformação pessoal, político e social e que pode ser usado por todos aqueles que se enquadrem na categoria de “oprimido” sejam operários, camponeses, mulheres, negros e homossexuais. Ao menos, trinta e cinco pessoas envolvendo os municípios Itajuípe, Coaraci, Itabuna, Ilhéus participaram da primeira edição.  As professoras da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) Keu Apoema e Evani Tavares Lima participaram do evento e destacaram como – “gratificante”, segundo elas, com aprendizado para a vida toda.
A mestrando em letras pela Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), moçambicana Marta Pedro rendeu elogios e disse acreditar na transformação social a partir das técnicas expostas sobre o teatro do oprimido. Para o aliacista José Carlos Ngão, o momento é de acreditar na cultura e mobilizar a população para que outras atividades artísticas culturais do mesmo nível sejam realizadas nos  municípios.
No conceito Gil Novaes a oficina foi “excelente pelo envolvimento de todos dos participantes desde os exercícios as montagens das cenas teatrais”. Para participar da oficina foi pedido pela organização do evento um quilo de alimento não perecível que será doado a Ordem Franciscana Secular (OFS) de Itajuípe. A I Oficina do Teatro do Oprimido teve o apoio cultural da Pousada Itajuípe e Restaurante da Eremita. A Aliança é uma instituição de direito privado, sem fins lucrativos, fundada em 14 de setembro de 1930. Tem por finalidade geral promover desenvolvimento da comunidade.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.