ITAJUÍPE: MORADOR DA UNIÃO QUEIMADA PODE SER O HOMEM MAIS VELHO DO BRASIL.

José Ferreira pode ser considerado o homem mais velho do Brasil – tem 118 anos, mora no distrito da União Queimada.


A comunidade  está localizada às margens da BA 262, é cortada ao meio pelo Rio Almada.  Na pequena comunidade de acesso aos distritos de Ilhéus – Pimenteira e Inema mora José Ferreira dos Santos. Seu Zé Pequeno como é  carinhosamente chamado pela sua esposa dona Lindaura Rocha de Jesus de 98 anos, destes 78 anos de casados – pode ser considerado o homem mais velho do Brasil.


Seu Zé Pequeno é de poucas palavras, porém ainda lúcido, é brincalhão não se queixa de problemas de saúde – nem de dores nas costas.  Sua filha Cremilda Ferreira que cuida do casal, com documentos nas mãos conta que pai nasceu no dia 9 de novembro de 1900, vai fazer 118 anos na próxima sexta-feira. Nascido em Barracão – Bahia foi registrado em Buerarema, trabalhador rural, homem do campo depois de morar em vários municípios, por último, em  São José da Vitória escolheu morar com a filha há cinco anos na pacata comunidade de União Queimada.


De forma extrovertida quando o enfermeiro Elizeu Santana disse: vou aferir sua pressão! Em tom de brincadeira ele perguntou: “você tem irmã? Por que não trouxe umas duas para mim?" Em rápidas palavras continuou: “não tenho nada, estou bem". De fato a pressão tava de doze por oito. Quando perguntei: qual o segredo para tanta vitalidade?  Dona Lindaura respondeu por ele: “não sei, bebeu, fumou e inclusive gostava muito de mascar fumo de corda”. Seu José Ferreira é um dos casos que não tem fácil explicação para tamanha vitalidade – com 118 anos de vida pode ser considerado o homem mais velho do Brasil.
Por: Erê








0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.