ITAJUÍPE: MORADOR DA UNIÃO QUEIMADA PODE SER O HOMEM MAIS VELHO DO BRASIL.

José Ferreira pode ser considerado o homem mais velho do Brasil – tem 118 anos, mora no distrito da União Queimada.


A comunidade  está localizada às margens da BA 262, é cortada ao meio pelo Rio Almada.  Na pequena comunidade de acesso aos distritos de Ilhéus – Pimenteira e Inema mora José Ferreira dos Santos. Seu Zé Pequeno como é  carinhosamente chamado pela sua esposa dona Lindaura Rocha de Jesus, de 98 anos, destes 78 anos de casados – pode ser considerado o homem mais velho do Brasil.


Seu Zé Pequeno é de poucas palavras, porém ainda lúcido, é brincalhão não se queixa de problemas de saúde – nem de dores nas costas.  Sua filha Cremilda Ferreira que cuida do casal, com documentos nas mãos conta que pai nasceu no dia 9 de novembro de 1900, – vai fazer 118 anos na próxima sexta-feira. Nascido em Barracão, nordeste da Bahia foi registrado em Buerarema, trabalhador rural, homem do campo depois de morar em vários municípios, por último, em  São José da Vitória escolheu morar com a filha há cinco anos na pacata comunidade de União Queimada.


De forma extrovertida quando o enfermeiro Elizeu Santana disse: vou aferir sua pressão! Em tom de brincadeira ele perguntou: “você tem irmã? Por que não trouxe umas duas para mim?" Em rápidas palavras continuou: “não tenho nada, estou bem". De fato a pressão tava de doze por oito. Quando perguntei: qual o segredo para tanta vitalidade?  Dona Lindaura respondeu por ele: “não sei, bebeu, fumou e inclusive gostava muito de mascar fumo de corda”. Seu José Ferreira é um dos casos que não tem fácil explicação para tamanha longevidade – com 118 anos de vida pode ser considerado o homem mais velho do Brasil.
Por: Erê








0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.