ITAJUÍPE: LEGIÃO REALIZA PALESTRA COM MASTOLOGISTA, JONGA LUCAS SOBRE CÂNCER DE MAMA.



Aconteceu ontem, sexta-feira(14/10) palestra com o médico mastologista Dr. Jonga Lucas, na sede da Legião Femenina de Combate a Tuberculose.

Na ocasião, o médico itajuipense que presta relevantes serviços voluntários  na fundação que tem o nome da sua saudosa mãe,  falou sobre o câncer de mama. Segundo o especialista  - não há uma causa única, pois, trata se de multiplicação das células anormais da mama - "80% do câncer de mama é ambiental, tem   correlação com o hábito de vida não saudável - o que   aumenta  ainda mais o risco de desenvolver a doença". Pontuou.

A Fundação  Lourdes Lucas oferece serviço de exame de mamografia pelo SUS - o atendimento é fruto  de um convênio realizado,  desde 2012 com a  SESAB ( Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) com aquisição de um moderno mamógrafo e processadora digital.

Entre  julho 2013 a setembro desse ano, a fundação já realizou 13.698 exames -  sendo que 3.533 mil, em mulheres  itajuipenses - 10.165 mil, em mulheres de outros municípios. Com serviço oferecido de segunda a sexta-feira - mulheres a partir de 40 anos, podem agendar diretamente sua mamografia bilateral pelo telefone 73 - 3238 2522.

A Legião Femenina de Combate a Tuberculose em parceria com FLL  e AFAI (Associação de Filhos e Amigos de Itajuípe) foram responsáveis pela a realização do evento que tem  como objetivo fortalecer o movimento "Outubro Rosa" - orientação, chamar atenção para uma das doenças que mais ameaça a vida das mulheres.
Por: Erê - DRT/BA 6315



0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.