LÍDICE REAFIRMA POSIÇÃO CONTRA A REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL


FullSizeRender (5)
A senadora Lídice da Mata (PSB-BA) reafirmou sua posição contrária à redução da maioridade penal, durante debate realizado, nesta segunda-feira (4), na Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia, em Salvador. O evento, organizado pela professora Cristiana Santos, reuniu 200 participantes entre juristas, professores e estudantes.
Integrante da Frente Parlamentar Progressista do Senado Federal, Lídice disse que é preciso debater mais o tema, pois a discussão – segundo a senadora – está emocionalizada. Outra questão apontada pela baiana foi a massificação de dados falsos, sobretudo na internet para justificar a redução da maioridade penal. “A partir de alguns crimes, muitos formadores de opinião tentam levar à sociedade que a redução da maioridade penal vai diminuir a violência”, disse.
A proposta da chamada Bancada da Bala prevê a criminalização de jovens a partir dos 16 anos, contra os atuais 18. “Hoje vemos crianças de 12 e 13 anos armadas com fuzis e pistolas. Esse problema não passa pela redução da maioridade penal, mas pela implementação de políticas sociais e de educação com qualidade, além de muitos outros fatores. É algo complexo que não se resolverá colocando os adolescentes na cadeia”, disse.
Para Lídice da Mata, a escola pública precisa oferecer mais oportunidades. A senadora, que também é defensora do Ensino em Tempo Integral, disse que as unidades educacionais precisam acolher as crianças e adolescentes, o que não ocorre atualmente nas médias e grandes cidades brasileiras. “Hoje a escola pública é um ambiente hostil, cercado do tráfico de drogas”, resumiu.Leia mais aqui
Enquete - Paralelo ao debate, foi realizada uma enquete com os 201 presentes sobre a opinião relacionada à redução da maioridade penal. Dos estudantes ouvidos, 77% são contra, 14% a favor e 9% preferiram não opinar.


0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.