ILHÉUS: AUDIÊNCIA DO SENADO AGITA REGIÃO DO CACAU



Protagonista de uma audiência pública que a Comissão de Agricultura do Senado realizou ontem na sede da Ceplac, em Ilhéus, a senadora Lídice da Mata (PSB) se disse impressionada com o interesse que o cacau, os seus problemas e expectativas despertam.

- O chocolate movimenta R$ 12 bilhões por ano no Brasil. E o cacau, com todos os seus problemas, R$ 1,2 bilhão. Toda a região se mobilizou e veio gente também do Pará, Espírito Santo e Rondônia, estados produtores.

Também presente a senadora gaúcha Ana Amélia (PP), presidente da comissão, que também se disse impressionada. No encontro ficaram acertadas algumas ações imediatas a serem implementadas:

1 - Reorganizar a Ceplac, que já teve sete mil funcionários, hoje tem 2.700, dos quais 1.200 podem se aposentar a qualquer hora, se quiserem, pressionando o governo a realizar concurso. A necessidade é consenso.

2 - Criar a Frente Parlamentar em Defesa do Cacau e buscar apoio dos governadores dos estados produtores

3 - Apoio total ao projeto de Lídice que define percentual de 35% de cacau para que um produto seja considerado chocolate. Fonte: Coluna Tempo Presente.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.