DEPUTADO MANASSÉS É PREMIADO POR TRABALHO EM RECUPERAR DROGADOS





O trabalho social realizado pelo deputado Marcos Antônio Novais, conhecido como Manassés (PSB), obteve reconhecimento fora das fronteiras da Bahia, que ele comemorou com uma moção de agradecimentos à Câmara Municipal de Curitiba, onde foi homenageado com um Certificado de Honra ao Mérito Pessoal. A distinção se deve ao seu empenho na recuperação de viciados em drogas que realiza de forma sistemática há quase duas décadas.

O deputado do Partido Socialista Brasileiro cumpre o seu primeiro mandato no Legislativo Estadual e é responsável, junto com as equipes multidisciplinares que atendem aos usuários, pelo tratamento de mais de 15 mil pessoas. A solenidade de entrega do diploma de Honra ao Mérito Pessoal e placa alusiva ocorreu na última quarta-feira, no plenário da Câmara Municipal de Curitiba. 

RESPONSABILIDADE

A homenagem representa o agradecimento dos curitibanos pelos relevantes serviços que ele prestou ao município, através da Instituição Manassés, que atua ali desde 2000. Fundada há 18 anos esse organismo é responsável pela reabilitação de mais de 15 mil pessoas, conta com 30 unidades, e está distribuída em quase todo o país. Na capital do Paraná atualmente são atendidos cerca de 200 internos, dependentes químicos. 


O deputado Manassés ficou honrado e surpreso com a manifestação unânime dos vereadores curitibanos. Disse que a importante distinção aumenta sua responsabilidade, além de servir de estímulo para prosseguir com vigora a luta por políticas públicas voltadas para a prevenção e tratamento dos usuários de drogas. “Esse trabalho executado pela Instituição Manassés resgata vidas e a dignidade de público colossal”.

Para ele trata-se de uma praga social que infelicita um público diversifica, mas com incidência maior entre os jovens, de grande dimensão social porque não afeta apenas o usuário infelicitando famílias inteiras: mães, pais, cônjuges, irmãos, primos, amigos numa espiral imensa. Manassés entende que o problema com as drogas é uma realidade que precisa ser enfrentada com mais rigor pelo poder público, pela comunidade, escolas – em suam por todos os brasileiros.

Acredita que a solução para diminuir as estatísticas atuais e a nossa realidade passa por essa união de forças e pela ampliação do investimento público em ações de prevenção e repressão, pela adoção de medidas socioeducativas nas escolas das redes pública e (também) privada, em conjunto com outras atividades pedagógicas e pelo incentivo da prática do esporte – uma ferramenta essencial para prender a atenção dos jovens. 


A experiência de uma luta de duas décadas o autoriza a afirmar que é possível vencer a guerra com o empenho de todos, saendo muito importante, não por vaidade pessoal, mas para funcionar como estímulo a todos os envolvidos com o instituto que leva seu nome, sejam apoiadores, funcionários, internos ou colaboradores com quem ele “divide a distinção”. E lembrou que a honraria ganha “peso” ainda maior, por ser conferida pelos representantes da população de Curitiba, uma cidade modelo em gestão e boas práticas. “É realmente muito gratificante", concluiu. 


A iniciativa dessa homenagem foi do vereador Cristiano Santos(PV), que ressaltou a importância do trabalho realizado pela Instituição Manassés, “digna de aplauso e do reconhecimento públicos”, por desenvolver um leque de ações que salvam vidas jovens. Ele conhece outros centros de reabilitação, mas ressalvando que não pretende desmerecer nenhum deles, considera como “diferencial a importância da religiosidade e do poder da palavra de Deus”, que se soma a um trabalho de prevenção que utiliza o esporte como arma para apoiar aqueles que lutam para abandonar o vício.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.