ITAJUÍPE: LANÇAMENTO DE LIVRO E MOSTRA DE PINTURA MOVIMENTAM O FIM DE SEMANA.



Mais de cem pessoas compareceram, ontem(19/12) à noite, no Salão Paroquial da Igreja Matriz de Itajuípe, para o lançamento do livro "O Silêncio e as Palavras e outros poemas", do poeta e jornalista Marcos Luedy paralelo à Mostra de Pintura da artista plástica Meire Nogueira com o tema “Mulher – Poema Divino”. Lideranças políticas, religiosas, professores, estudantes e amantes da literatura e pintura estiveram presentes ao evento que contou com a apresentação de atores locais declamando trechos do livro do poeta.

Na abertura do evento, realizada pela Diretora do Memorial Adonias Filho, Silmara Oliveira foi destacada a importância do evento para o município e região, “em função da qualidade artística tanto da literatura de Marcos Luedy quanto a pintura de Meire Nogueira”. A Secretária de Cultura, Maria Angélica Pinto disse que Itajuípe possui um celeiro de potencialidades em diversos níveis culturais, destacando-se em determinadas áreas. 

Marcos Luedy foi o vencedor do Concurso Regional de Contos promovido pela Ceplac/Uesc em 1976 e articulador do movimento poético BaldeAção, em Salvador, em 1979. Foi o organizador de três livros socioambientais publicados pelo então, Centro de Recursos Ambientais – CRA do Governo do Estado da Bahia, entre os anos de 2003 a 2006. Fez Mestrado em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente pela UESC e, atualmente, elabora projetos socioambientais e culturais para a iniciativa privada e pública. 

O professor doutor da UESC, Gustavo Felicíssimo, poeta e editor, ao falar sobre a poesia de Marcos Luedy diz que “temos aqui uma poesia culta, que celebra a vida e o estar do homem no mundo, uma poesia muitas vezes reflexiva, outras vezes cáustica na medida em que desvela o ser humano ensimesmado, egocêntrico, perdido dentro do seu tempo e na busca insólita pela reificação, pelo humanismo olvidado”. Segundo ele, é disso que não pode ser tirado do poeta: “o delírio da poesia e o seu talento para o trabalho com a linguagem”.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.