ITAJUÍPE: PROJETO SEBRAE NEGÓCIO A NEGÓCIO CHEGA AO MUNICÍPIO.



A secretaria de Desenvolvimento Econômico com a coordenação de Fábio Carvalho(foto dóculos), a dois anos de gestão realiza ações em parceria com o Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio as Micro e Pequenas Empresas, com o propósito de alavancar o cenário econômico da cidade, bem como, promover a capacitação dos micro e pequenos empreendedores itajuipenses, por meio de cursos e assessorias. O resultado destas ações é vislumbrado, no crescimento do comércio local, sobretudo na geração de emprego e renda para o município.

Para potencializar a competitividade e o desenvolvimento dos pequenos negócios, na última segunda-feira (14) consultores do Sebrae estiveram reunidos com o secretário de Desenvolvimento Econômico, a fim de aprimorar mais uma vez ações voltadas ao desenvolvimento do comércio de Itajuípe, com a execução de projetos gratuitos dirigidos ao micro, pequeno e empreendedor individual.

Segundo Fábio Carvalho que já promoveu inúmeras ações de incentivo ao comerciante em parceria com a instituição supracitada, é possível ainda dar destaque a algumas atuações incentivadoras da gestão ao desenvolvimento econômico local, como: a quebra do monopólio do Posto de Gasolina com o apoio à construção de mais 02 empreendimentos do ramo de combustível, incentivo ao crescimento da fábrica Fac Century, a criação do Banco do Povo e Desenbanhia onde se tem o empréstimo ao micro e pequenos empresários com juros baixos e, reabertura da Associação Comercial de Itajuípe, onde vêm junto com a secretaria de Desenvolvimento Econômico promovendo cursos e palestras em parceria com Sebrae e motivando o consumidor por meio de brindes, a exemplo da Campanha Natalina 2013 com distribuição de prêmios ao público consumidor. “Incentivar o empreendedor é possibilitar a qualidade do serviço ou produto ofertado e inovação no cenário econômico”, destaca Carvalho.

Ainda, segundo o secretário, tais ações dentre outras realizadas no governo fortalecem o comércio itajuipense. Hoje, o município possui um pouco mais de 250 micro, pequenos empresários e empreendedores individuais, onde esses mesmos comerciantes dispõem do apoio e assessoria da secretaria quanto a criação e manutenção do empreendimento local. O micro e pequeno empreendedor não mais precisa se deslocar à cidade vizinha para regularizar sua empresa.

Em entrevista, o secretário informa que nos próximos dias 21 a 24 de julho no Colégio Prof. Diógenes Vinhaes, das 19 às 22h será realizado pelos consultores do Sebrae um “Treinamento Gerencial Básico” gratuito. Tendo em vista 30 vagas para capacitação, as inscrições encontram-se abertas nos seguintes pólos de atendimento: Prefeitura municipal e no escritório da Associação Comercial e Empresarial de Itajuípe.
O evento tem por objetivo orientar os participantes para uma melhor administração dos seus empreendimentos.  Com carga horária prevista de 15h, os candidatos terão direito a certificado e módulo para acompanhamento da aula que trará com principal área de conhecimento- Planejamento Empresarial e Finanças a ser ministrado durante quatro (4) dias por um profissional hábil credenciado ao Sebrae .

O consultor do Sebrae ainda informa que a secretaria de desenvolvimento econômico tem participado ativamente de todo o plano de capacitação voltado ao micro e pequeno empreendedor do município, projeto este que leva como nome “Negócio a Negócio”. “Diferente de outros municípios Fábio Carvalho nos acompanha com visitas in locco, observando as potencialidades e dificuldades do comerciante local. Atividades como estas fortalecem a parceria existente com o Sebrae, sobretudo, na preparação do empresário para melhorar ainda mais o processo de gestão de sua empresa, o que resulta em melhores vendas, na eficiência e geração de emprego para economia local”, ressalta José Carlos Oliveira.
O resultado dessa parceria, por meio de cursos, palestras e consultoria tem permitido aos micro e pequenos empreendedores de Itajuípe, a satisfação, uma vez que os projetos promovidos pelo Sebrae e Secretaria de Desenvolvimento Econômico tem efeito direto no aperfeiçoamento do seu trabalho diário.

O Programa Negócio a Negócio

O programa negócio a negócio atende a micro e pequenos empreendedores em todo Brasil, no qual os agentes de Orientação Empresarial vivenciam a rotina da empresa, destaca suas potencialidades e orienta por meio de cursos e palestras sobre as melhores ações a serem tomadas para fortalecer seu negócio local.
Fonte: Ascom Industria e Comercio

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.