FALTA DE CACAU FAZ OS PREÇOS DISPARAREM NOS MERCADOS NACIONAL E EXTERNO.


Pé de cacau

A diminuição de mais de 20% na safra 2013/2014 entre os produtores de amêndoa fez a indústria nacional de derivados do chocolate voltar a importar matéria-prima da África, principalmente da Costa do Marfim. No ano passado foram mais de 30 mil toneladas que chegaram no Brasil.

 O número pode aumentar nos próximos anos. Especialistas alertam que o mundo vai enfrentar uma escassez de cacau e a oferta global não deverá atender a demanda, principalmente por chocolate. A Organização Internacional do Cacau afirma que a última safra teve déficit de 175 mil toneladas, motivada por uma seca na África. Como consequência os preços subiram 25% em 2013 e dispararam em 2014.
 
A Associação Nacional das Indústrias Processadoras de Cacau, calcula que o Brasil pode servir seu mercado interno ou externo. Segundo seus cálculos o Brasil tem capacidade de processar 240 mil toneladas de produto por safra. Para a safra 2014/2015 o cacau foi incluído, pela segunda vez, na política de preços mínimos: R$ 5,59 o quilo na região Nordeste e R$ 4,74 nas regiões Norte e Centro-Oeste. Fonte: Canal Rural.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.