ITAJUÍPE: VEREADORES APROVAM MOÇÃO DE APLAUSOS PARA D. ILZA.


A Câmara de Vereadores de Itajuípe aprovou nesta quinta-feira (12/09) “moção de aplausos” à cidadã itajupense de coração Ilza Evangelista dos Santos que do dia 7 de setembro festejou 80 anos de vida.Veja fotos.

A proposição de autoria dos Vereadores Ivan Junior (PSD) e Pádua Gallo (PTN) foi aprovada por unanimidades pelos onze parlamentares que compõem a casa Legislativa. Na manifestação os vereadores destacaram história de vida de D. Ilza que nasceu em Belmonte no dia 07 de setembro de 1933, recebendo na pia batismal o nome de Ilza Evangelista dos Santos.

Filha de Ubaldo Evangelista Santos e Adelícia Florência vive grande parte de sua vida no berço natal. Em 1941, mudou-se para Canavieiras. Três anos depois segue para Itabuna. Neste mesmo ano passou a morar com a madrinha em virtude do falecimento de sua mãe. Aos 16 anos casou-se com o Sr. Luiz da Silva e foi morar em Mutuns. Com 17 anos foi mãe do seu primogênito.

Ficou viúva aos 21 anos, com três filhos. Algum tempo depois contraiu novas núpcias com o Sr. João Marcílio com o qual aumentou sua prole. Em sua trajetória morou também em Sequeiro do Espinho e em seguida em Itajuípe onde permanece até hoje. Profissionalmente viveu experiências como lavadeira, passadeira, vendedora de acarajé e zeladora, nesta última permaneceu por 16 anos, onde se aposentou na Escola Rotary.

Mãe de 17 filhos. Destes, sete já repousaram no berço eterno. Avó de 71 netos, bisavó de 64 bisnetos, tataravó de uma linda menina. Atualmente faz parte do grupo "Alegria de Viver" e se doa sem reservas à Igreja de Santo Antônio no bairro do mesmo nome onde vive com seus familiares.

D.Ilza deve receber esta justa homenagem, no plenário da Câmara de Vereadores na próxima quinta-feira (19) das mãos dos Vereadores. Parabéns para esta cidadã das bases populares que tem uma história de vida notável. Uma mulher lutadora que na política sempre figurou ao lado dos "Badarós". Parabéns aos vereadores, em especial Ivan Júnior e Pádua Gallo pela moção de aplausos a esta jovem senhora de 80 anos.

Um comentário:

  1. he ..... minha Veinha merece muito ... esta homenagem .... Obrigado Ivan Jr .. obrigado Pádua Galo e todos os outros vereadores .... muito obrigado mesmo .. pelo reconhecimento merecido da história de D Ilza ....

    ResponderExcluir

Copyright © 2012 blog do erê.