ITAJUÍPE: ESCOLA VEJA A VIDA COMEMORA SEMANA DA PÁTRIA COM PROJETO QUE VISA FORTALECER A CIDADANIA.



 




Em comemoração  a  “Semana da Pátria”, a escola particular itajuipense “Veja a Vida” desenvolveu e apresentou o “Projeto Vivenciando e Construindo Valores: Juventude Mostre a Tua Cara!”. Segundo a coordenadora do projeto professora Arlete Fontes, a escola de hoje enfrenta um dilema de conjugar competência cognitiva com a formação de valores éticos, isto é, aliar o conhecimento cientifico às possibilidades de uso racional e responsável para com a vida humana. Portanto, trabalhar o tema  valores faz-se necessário e urgente para desenvolver e ampliar nos jovens o senso de respeito, justiça, solidariedade e responsabilidade social.

Nessa perspectiva foi elaborado pelos docentes atividades e visitas de campo visando o exercício de uma cidadania efetiva e transformadora. Os alunos do 8º ano, visitaram o abrigo São Francisco de Assis em Itabuna; os alunos 6º ano visitaram Câmara de Vereadores e os alunos 9º visitaram a Beira Rio, comunidade carente da cidade onde fizeram um documentário sobre a real situação dos moradores. No primeiro dia do evento na escola  teve  'mesa redonda'  com o ambientalista, Alessandro Góes que discutiu  propostas de possíveis soluções para os problemas sociais em  cidades fictícias construídas pelos alunos, destacando a preservação do meio ambiente através da sustentabilidade -  tema este que fez parte de estudo de campo dos alunos do 7º ano do ensino fundamental em visita ao deposito de lixo do município.

No segundo dia das atividades do projeto, o pároco da comunidade  Edson Hagge palestrou sobre o ‘papel da juventude na construção de um mundo melhor’.Padre Edson falou para os alunos sobre a importância do respeito as pessoas e as autoridades, principalmente ao professor na sala de aula. No terceiro e ultimo dia, o Grupo da Melhor Idade fez uma apresentação musical deixando uma mensagem para os alunos quão importante é a valorização da vida e o respeito aos idosos.  

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.