ITAJUÍPE: PROJETO - NEGRO, MOSTRA A TUA FACE!

 


Nesta segunda-feira (08/07) foram iniciadas as atividades da 2ª edição do projeto “Negro, Mostra a Tua Face” nas turmas do PROJOVEM Adolescente de Itajuípe sob a coordenação do Jovem Agente de Cultura Rafael Batista. Segundo ele “As atividades desenvolvidas na iniciativa levam em consideração que grande parte das desigualdades deriva, principalmente de fatores como: desigualdades de raça, etnia, emprego, renda e acesso à informação e nesse sentido, as ações desenvolvidas buscam combater o racismo individual e institucional que estimulam a violação dos direitos humanos, e também prevenir e combater as doutrinas e práticas racistas com o objetivo de favorecer o bom entendimento entre as raças e conceber uma comunidade livre de todas as formas de discriminação e segregação social.

O projeto tem como função principal a promoção da igualdade racial e a reafirmação da identidade afro-brasileira de ancestralidade africana através da música, dança, artesanato, e demais expressões artísticas.” O projeto contempla em sua proposta oficinas de modelagem em argila, oficina de técnicas de xilogravura em madeira, oficina de Investigação musical, e dança e performance afro. A Oficina de Investigação Musical merece um destaque com a presença do Mestre Bira Reis* (grande percussor em pesquisa e introdução de instrumentos musicais de matriz africana na Bahia). O Projeto foi contemplado no Prêmio Jovem Agente de Cultura e tem como parceiros, a Prefeitura Municipal de Itajuípe, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, a empresa M5-Comunicação Visual.


As atividades do projeto devem percorrer ainda a escola municipal Diógenes Vinhaes e o assentamento Loanda e tem previsão de termino de seu ciclo com as atividades da Consciência Negra no mês de novembro com um evento de exposição dos trabalhos, performances de dança afro e demais expressões, aproximando expressões artísticas étnico raciais de estudantes, da comunidade de terreiro e demais interessados. Informações do Departamento de Cultura de Itajuípe.

0 comentários:

Copyright © 2012 blog do erê.